Gostou do artigo? Compartilhe!

Quais são os suplementos que previnem doenças cardiovasculares?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Existem suplementos que tenham demonstrado ser benéficos para a saúde do coração?

Sim, certos suplementos dietéticos têm demonstrado ser potencialmente benéficos para a saúde do coração, mas é importante notar que não devem substituir outros hábitos saudáveis para o coração. A seguir estão alguns suplementos que foram pesquisados pelos seus efeitos no sistema cardiovascular:

  • Ácidos graxos ômega 3: os ácidos graxos ômega 3, encontrados nos suplementos de óleo de peixe e no óleo de linhaça, têm sido associados a um menor risco de doença cardíaca. Podem ajudar a reduzir os triglicérides, baixar ligeiramente a pressão arterial, reduzir a coagulação sanguínea, diminuir o risco de AVC e de insuficiência cardíaca e reduzir as arritmias cardíacas.
  • Coenzima Q10: a CoQ10 é um antioxidante que ajuda a produzir energia nas células. Pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas e a melhorar a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca. Também é utilizada para administrar os efeitos secundários das pessoas que tomam estatinas.
  • Folato: o folato é uma vitamina B que ajuda a prevenir coágulos sanguíneos. Também pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
  • Vitamina D: a vitamina D ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de colesterol. Pode também ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.
  • Magnésio: o magnésio é um mineral que ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos, na regulação da função muscular, na manutenção do ritmo cardíaco normal, na função nervosa e na regulação dos níveis de açúcar no sangue. A sua deficiência pode levar a doenças cardíacas e os suplementos podem ajudar nesses casos.
  • Fibras: uma dieta rica em fibras pode reduzir o colesterol e melhorar a saúde do coração. Embora seja melhor obter fibras a partir de fontes alimentares, os suplementos de fibras também podem ajudar a aumentar a sua ingestão.
  • Chá verde: alguns estudos sugerem que os antioxidantes do chá verde (chamados polifenóis) podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas.

É importante notar que os suplementos não substituem uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos regulares. Se você está pensando em tomar suplementos para a saúde do coração, fale primeiro com o seu médico. Ele pode ajudá-lo a determinar quais são adequados para você e pode recomendar os melhores suplementos para as suas necessidades individuais.

Confira algumas sugestões adicionais para melhorar a saúde do seu coração:

  • Faça uma dieta saudável com baixo teor de gordura saturada, gordura trans, colesterol e sódio. Uma dieta saudável inclui muitas frutas, legumes e cereais integrais. Também é importante limitar o consumo de alimentos processados e bebidas açucaradas.
  • Pratique exercício físico regularmente. Os exercícios ajudam a baixar a pressão arterial, a melhorar os níveis de colesterol e a reduzir a inflamação. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercício de intensidade moderada na maioria dos dias da semana.
  • Mantenha um peso saudável. A obesidade é um fator de risco importante para as doenças cardíacas. Procure manter um peso saudável através de uma dieta saudável e da prática regular de exercício físico.
  • Não fume. O tabagismo é um importante fator de risco para as doenças cardíacas. Se você fuma, deixar de fumar é a melhor coisa que você pode fazer pela saúde do seu coração.
  • Limite o consumo de álcool. O álcool pode aumentar o risco de doenças cardíacas, especialmente para quem bebe em excesso. Se você ingere álcool, faça-o com moderação.
  • Controle o estresse.
  • Faça check-ups regulares com o seu médico.

Ao fazer essas alterações no estilo de vida, você pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar a sua saúde em geral.

 

Agende agora uma consulta com um Cardiologista através do CatalogoMed:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!