Gostou do artigo? Compartilhe!

Exames preventivos em Ginecologia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quais são os exames preventivos que um médico ginecologista pode pedir para fazer e em que idade?

Alguns exames preventivos na ginecologia podem ajudar a prevenir doenças do aparelho reprodutor feminino. Saber quando esses exames devem ser feitos é fundamental para cuidar bem da saúde.

Um ginecologista pode recomendar vários exames como parte dos cuidados de saúde preventivos para as mulheres. Esses exames são frequentemente recomendados em diferentes idades ou fases da vida, dependendo de fatores como a atividade sexual, a saúde geral, a presença de fatores de risco para determinadas doenças e o histórico médico pessoal ou familiar.

A procura de um médico ginecologista para orientar tais recomendações é essencial para o diagnóstico correto e precoce e o tratamento ideal. Confira uma orientação geral:

  • Exame de Papanicolau: é um teste que verifica se existem alterações nas células do colo do útero. O colo do útero é a parte inferior do útero que se abre para a vagina. Um exame pélvico e o exame de Papanicolau são geralmente recomendados a partir dos 21 anos, ou mais cedo se a paciente for sexualmente ativa. Os exames de Papanicolau são normalmente efetuados de 3 em 3 anos até os 30 anos de idade, altura em que o intervalo pode ser aumentado para 5 em 5 anos se for combinado com um teste de HPV e se os resultados anteriores tiverem sido normais. A partir dos 65 anos, a mulher pode deixar de fazer o exame de Papanicolau se os exames anteriores tiverem sido normais, mas isso deve ser discutido com o ginecologista.
  • Colposcopia: geralmente não é realizada como um exame preventivo rotineiro, como o teste de Papanicolau. Ela é, em vez disso, tipicamente realizada quando há resultados anormais em exames de rastreio de câncer de colo do útero ou quando existem outras indicações clínicas, como sintomas suspeitos. É comumente usada para examinar possíveis anormalidades que podem ser sugestivas de câncer ou pré-câncer. Para realizar uma colposcopia, o médico usa um colposcópio, um instrumento semelhante a um microscópio com uma fonte de luz, posicionado fora da vagina, para examinar o colo do útero em detalhes. Se forem identificadas áreas suspeitas, o médico pode realizar uma biópsia, que envolve a remoção de uma pequena amostra de tecido para análise posterior em laboratório especializado. O exame de colposcopia é uma parte vital do rastreio e tratamento do câncer de colo do útero e deve ser realizado por um profissional de saúde especializado. Como em qualquer outro procedimento médico, pode haver riscos e desconfortos, então é importante discutir suas preocupações com seu médico antes da realização do exame.
  • Exame das mamas: o exame das mamas é um exame físico dos seios para verificar se existem nódulos ou outras alterações. Normalmente, o exame mamário é efetuado de um em um ou de três em três anos, a partir dos 20 anos.
  • Exame pélvico: o exame pélvico é um exame interno da vagina, do colo do útero, do útero, dos ovários e das trompas de Falópio. Normalmente, o exame pélvico é efetuado ao mesmo tempo que o exame de Papanicolau e que o exame mamário.
  • Análises do sangue: as análises do sangue podem ser usadas para verificar uma variedade de coisas, incluindo anemia, infecções e doenças sexualmente transmissíveis. Normalmente, as análises do sangue são realizadas anualmente.
  • Análise da urina: uma análise da urina é um teste que verifica se existem problemas nos rins, na bexiga e no trato urinário. A análise da urina é normalmente efetuada todos os anos.
  • Mamografia: uma mamografia é uma radiografia dos seios que pode ser utilizada para detectar o câncer da mama. Normalmente, recomenda-se a realização de mamografias todos os anos para mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 54 anos. As mulheres com 55 anos ou mais podem fazer mamografias de dois em dois anos, mas devem ser orientadas pelo seu ginecologista.

É importante referir que esses são apenas os exames preventivos que um médico ginecologista pode solicitar. Podem existir outros exames ou testes recomendados com base no seu histórico de saúde individual e nos seus fatores de risco.

Aqui estão algumas práticas adicionais que podem ser recomendadas para mulheres em determinadas idades:

  • Vacina contra o HPV: a vacina contra o HPV pode ajudar a proteger contra alguns sorotipos do papilomavírus humano (HPV), que pode causar câncer do colo do útero, verrugas genitais e outros tipos de câncer, como o câncer da vagina e da vulva. A vacina contra o HPV é recomendada para meninas e meninos com idades entre os 11 e os 12 anos de idade, mas pode ser administrada a partir dos 9 e até os 26 anos.
  • Rastreamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): as mulheres sexualmente ativas com menos de 25 anos devem fazer anualmente o teste da gonorreia, sífilis e clamídia. As mulheres com mais de 25 anos que têm fatores de risco, como múltiplos parceiros sexuais ou um parceiro com uma infeção sexualmente transmissível, também devem fazer o teste anualmente. Todos os adultos e adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 64 anos devem fazer a sorologia do HIV pelo menos uma vez.
  • Teste de densidade óssea (densitometria óssea): um teste de densidade óssea pode ser utilizado para verificar a existência de osteoporose, uma doença que faz com que os ossos se tornem fracos e quebradiços. Os testes de densidade óssea são geralmente recomendados para mulheres com 65 anos ou mais, mas podem ser recomendados para mulheres mais jovens que estejam em risco de osteoporose, como aquelas que fazem uso prolongado de corticosteroides, possuem história familiar da doença ou história de fraturas.
  • Rastreio do câncer colorretal: existem vários testes de rastreio do câncer colorretal disponíveis, incluindo colonoscopia, retossigmoidoscopia e pesquisa de sangue oculto nas fezes. O tipo de teste recomendado varia em função do seu histórico de saúde individual, dos fatores de risco e dos resultados obtidos nos exames realizados anteriormente.
  • Colonoscopia: a colonoscopia é um procedimento que utiliza um tubo longo e flexível com uma câmera na extremidade para procurar pólipos ou câncer no cólon e no reto. As colonoscopias são recomendadas para homens e mulheres com 45 anos ou mais, mas podem ser recomendadas para pessoas mais jovens que estejam em risco de câncer do cólon.

É importante falar com o seu médico sobre os exames preventivos mais adequados para você.

 

Agende agora uma consulta com um Ginecologista através do CatalogoMed:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!