Gostou do artigo? Compartilhe!

Exames preventivos em Cardiologia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quais são os exames preventivos que um médico cardiologista pode solicitar e em que idade?

Alguns exames preventivos na cardiologia podem ajudar a prevenir doenças. Saber quando esses exames devem ser feitos é fundamental para cuidar bem da saúde. A idade para realizá-los pode variar de acordo com fatores de risco individuais e histórico de saúde pessoal e familiar.

A procura de um médico cardiologista para orientar tais recomendações é essencial para o diagnóstico correto e precoce e o tratamento ideal.

Os exames de cardiologia preventiva destinam-se a identificar e gerir os fatores de risco de doença cardíaca. Os testes e procedimentos específicos que um cardiologista pode recomendar variam conforme a sua idade, sexo, história clínica e fatores de risco. No entanto, alguns exames comuns de cardiologia preventiva incluem:

  • Exame físico: o cardiologista examinará o seu coração, pulmões e outros sistemas corporais para procurar sinais de doença cardíaca. Além de aferir a sua pressão arterial.
  • Análises do sangue: o cardiologista pede análises do sangue para verificar os seus níveis de colesterol e de outros fatores de risco para doença cardíaca, como, por exemplo, a glicemia de jejum.
  • Eletrocardiograma (ECG): o eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica do coração. Ele é realizado frequentemente em pacientes de qualquer idade que apresentem sintomas de doença cardíaca, como dor no peito, falta de ar, batimentos cardíacos irregulares ou batimentos cardíacos fortes. Entretanto, o uso rotineiro de um eletrocardiograma em indivíduos assintomáticos geralmente não é recomendado, a não ser que o indivíduo tenha fatores de risco específicos ou história familiar de doença cardíaca.
  • Ecocardiograma: um ecocardiograma é um exame que utiliza ondas sonoras para criar imagens do coração. Esse exame pode ser utilizado para avaliar a estrutura e a função do coração. Ele é solicitado com frequência para pessoas com sintomas de problemas cardíacos, como falta de ar, dor torácica ou batimentos cardíacos irregulares. Em geral, não é usado para triagem de rotina em indivíduos assintomáticos.
  • Prova de esforço: uma prova de esforço é um exame que mede a reação do coração ao exercício. Esse exame pode ser utilizado para detectar problemas com a irrigação sanguínea do coração, além de ser frequentemente utilizado para diagnosticar doenças cardíacas ou para determinar níveis seguros de exercício físico após um ataque cardíaco ou cirurgia cardíaca. Pode ser adequado para pessoas com mais de 40 anos que irão iniciar um programa de exercício físico vigoroso, especialmente se tiverem fatores de risco adicionais de doença cardíaca.
  • Tomografia computadorizada cardíaca para determinação do cálcio: esse exame pode ser considerado para homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 55 anos que têm pelo menos um outro fator de risco para doença cardíaca (como diabetes mellitus, hipertensão arterial, níveis elevados de colesterol, tabagismo ou história familiar de doença cardíaca).
  • Teste do índice tornozelo-braquial: é efetuado frequentemente em pessoas com mais de 50 anos para detectar doença arterial periférica, em particular em pessoas fumantes ou com diabetes.

A American Heart Association recomenda que os adultos façam um exame cardiológico preventivo completo a cada 4 a 6 anos, a partir dos 20 anos de idade. Essas são orientações gerais e os exames que o seu médico pode pedir dependem da sua história clínica específica, história familiar, estilo de vida e outros fatores de risco. Consulte sempre o seu médico para obter aconselhamento médico personalizado.

Veja alguns dos fatores de risco para a doença cardíaca:

  • Idade: o risco de doença cardíaca aumenta à medida que envelhecemos.
  • História familiar: se tiver um histórico familiar de doença cardíaca, o seu risco é maior.
  • Pressão arterial elevada: hipertensão arterial pode danificar o coração e os vasos sanguíneos.
  • Colesterol elevado: o colesterol elevado pode acumular-se nas artérias e estreitá-las.
  • Diabetes: o diabetes pode danificar o coração e os vasos sanguíneos.
  • Fumar: fumar pode danificar o coração e os vasos sanguíneos.
  • Obesidade: a obesidade pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
  • Inatividade física: o sedentarismo pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Se tiver algum desses fatores de risco, é importante falar com o seu médico sobre exames cardiológicos preventivos. Esses exames podem ajudá-lo a identificar e a gerir os seus fatores de risco de doença cardíaca e a prevenir um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

 

Agende agora uma consulta com um Cardiologista através do CatalogoMed:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!