Gostou do artigo? Compartilhe!

Quais são os suplementos que previnem doenças dermatológicas?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Existem suplementos que tenham demonstrado ser benéficos para a saúde da pele?

Sim, vários suplementos têm sido estudados pelos seus potenciais benefícios para a saúde da pele. No entanto, embora alguns destes suplementos se mostrem promissores, frequentemente são necessários estudos mais rigorosos para estabelecer benefícios definitivos.

A seguir confira alguns suplementos que têm sido associados a potenciais benefícios para a saúde da pele:

  • Vitamina C: um antioxidante que ajuda na síntese de colágeno, mantendo a pele firme e elástica, e que pode ajudar a prevenir e tratar os danos causados pelos raios UV e pela poluição. Também funciona em sinergia com a vitamina E para aumentar o seu efeito de proteção solar. Os alimentos ricos em vitamina C são as frutas cítricas, brócolis, pimentões, couve e tomate.
  • Vitamina E: um antioxidante solúvel em gordura, a vitamina E ajuda a proteger a pele do estresse oxidativo e dos danos causados pelos raios UV. Além disso, pode reduzir a inflamação, contribuindo no tratamento de problemas de pele como a acne e o eczema. Boas fontes alimentares de vitamina E incluem amêndoa, semente de girassol e abacate.
  • Vitamina A: o retinol, uma forma de vitamina A, é utilizado há muito tempo em cremes tópicos para tratar a pele danificada pelo sol e reduzir as rugas. No entanto, doses elevadas de vitamina A oral podem ser tóxicas, pelo que é importante utilizá-la sob a orientação de um profissional de saúde. A vitamina A é essencial para a produção de novas células da pele e para a manutenção de uma pele saudável, e sua deficiência pode levar a uma pele seca e escamosa. Boas fontes alimentares de vitamina A incluem cenoura, batata doce, espinafre e melão.
  • Ácidos graxos ômega-3: encontrados no óleo de peixe e nas sementes de linhaça, esses ácidos graxos podem ajudar a manter a barreira lipídica da pele, reduzir a inflamação e podem ter propriedades fotoprotetoras.
  • Zinco: mineral essencial para o desenvolvimento da pele, controle da inflamação e produção de colágeno, o zinco é frequentemente utilizado em protetores solares como bloqueador físico dos raios UV. O zinco oral tem sido utilizado para tratar a acne e outras condições inflamatórias da pele. Ele pode ser encontrado em alimentos como ostras, carne vermelha e feijão.
  • Peptídeos de colágeno: estão ganhando popularidade pelos potenciais benefícios para a pele. Alguns estudos sugerem que podem aumentar a elasticidade e a hidratação da pele, mas é necessária maior investigação. À medida que envelhecemos, a produção de colágeno diminui, o que pode provocar rugas e flacidez na pele. O uso de suplementos de colágeno pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele e a reduzir o aparecimento de rugas.
  • Biotina: frequentemente usada para ajudar na saúde do cabelo, da pele e das unhas. A deficiência de biotina pode levar à dermatite e à queda de cabelo. No entanto, a sua eficácia sob a forma de suplemento para as pessoas não deficientes pode ser questionada.
  • Ácido hialurônico: embora mais conhecidos como injetáveis, acredita-se que os suplementos orais de ácido hialurônico hidratam a pele e reduzem as rugas, embora seja necessária maor investigação.
  • Niacinamida (Vitamina B3): foi demonstrado que a niacinamida melhora a hidratação da barreira cutânea e sua elasticidade, reduz a hiperpigmentação, a vermelhidão e o amarelecimento da pele.
  • Coenzima Q10 (Ubiquinona): esse antioxidante diminui naturalmente na pele à medida que envelhecemos. Alguns estudos demonstraram que a aplicação tópica pode reduzir os sinais de fotoenvelhecimento.
  • Astaxantina: um poderoso antioxidante com propriedades anti-inflamatórias, a astaxantina demonstrou ter potencial para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV.
  • Glutationa: é um potente antioxidante que desempenha um papel na desintoxicação do corpo. Alguns estudos sugerem que pode ter efeitos de branqueamento da pele e pode combater o estresse oxidativo cutâneo.

É importante levar em consideração:

  • Consulte sempre um profissional de saúde ou dermatologista antes de iniciar qualquer novo suplemento.
  • Os benefícios dos suplementos são mais frequentemente observados quando eles são usados para tratar alguma deficiência. Consumir esses nutrientes em excesso não equivale necessariamente a uma melhor saúde da pele e pode, de fato, ser prejudicial.
  • A dieta e os fatores de estilo de vida (por exemplo, proteção solar, não fumar, hidratação adequada) desempenham um papel significativo na saúde da pele. Os suplementos devem ser considerados como parte de uma abordagem holística dos cuidados da pele e não como uma solução única.

 

Agende agora uma consulta com um Dermatologista através do CatalogoMed:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!