Gostou do artigo? Compartilhe!

Exames preventivos em Endocrinologia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quais são os exames preventivos que um médico endocrinologista pode pedir para fazer e em que idade?

Alguns exames preventivos na endocrinologia podem ajudar a prevenir doenças relacionadas aos nossos hormônios e ao nosso metabolismo, tais como diabetes mellitus, distúrbios da tireoide, obesidade, dentre outras. Saber quando esses exames devem ser feitos é fundamental para cuidar bem da saúde. 

Os exames preventivos que um médico endocrinologista pode solicitar e em que idade dependem de fatores de risco, da história clínica e da idade do paciente.

As recomendações abaixo são abrangentes e podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, alguns exames comuns que podem ser efetuados incluem:

  • Testes de função da tireoide: os exames de avaliação da tireoide medem os níveis de hormônios da tireoide no sangue. Ou seja, eles medem os níveis de hormônio estimulante da tireoide (TSH), tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) no sangue, e podem ajudar a diagnosticar doenças como o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo. Embora não exista uma idade específica para começar a fazer esses testes, eles são frequentemente realizados se o paciente tiver sintomas de um distúrbio da tireoide ou uma história familiar de doença da tireoide. Os problemas da tireoide são mais comuns nas mulheres e o risco aumenta com a idade.
  • Testes de açúcar no sangue: medem os níveis de açúcar no sangue para rastrear o diabetes mellitus. A partir dos 45 anos, recomenda-se a realização regular de testes de glicemia para detectar diabetes tipo 2, especialmente em pessoas com excesso de peso ou com histórico familiar da doença. Normalmente, esses testes devem ser efetuados de três em três anos. Se o paciente tiver determinados fatores de risco, como obesidade, história de diabetes gestacional ou síndrome dos ovários policísticos, os testes podem começar numa idade mais jovem ou ser feitos com maior frequência. O diabetes é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza o açúcar. O risco de diabetes aumenta com a idade, com a história familiar e com a obesidade.
  • Análises do colesterol ou perfil lipídico: esses testes medem os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Recomenda-se a realização de um perfil lipídico a partir dos 20 anos e, depois disso, de cinco em cinco anos se os resultados forem normais. Níveis elevados de colesterol podem aumentar o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
  • Exames de densidade óssea: testes como a densitometria óssea medem a resistência dos ossos através da avaliação da quantidade de cálcio e outros tipos de minerais numa área do osso (frequentemente na bacia ou na coluna), para avaliar o risco de osteoporose. Normalmente, as mulheres devem começar a fazer esses exames aos 65 anos e os homens aos 70 anos, mas pode ser necessário começar mais cedo se o paciente tiver determinados fatores de risco, como uma história de fraturas ou uma história familiar de osteoporose. A perda óssea é mais comum nas mulheres após a menopausa.

Outros testes hormonais podem ser efetuados em qualquer idade, dependendo dos sintomas. Por exemplo, a análise dos níveis de testosterona nos homens pode ser efetuada se houver uma preocupação com o hipogonadismo. Nas mulheres, as análises hormonais podem ser utilizadas para diagnosticar doenças como a síndrome dos ovários policísticos ou a menopausa precoce.

A frequência desses exames varia em função dos sintomas, dos fatores de risco e do histórico médico de cada pessoa. No entanto, a maioria dos adultos deve efetuar um exame endocrinológico preventivo pelo menos uma vez a cada 5 anos.

Para além desses exames, o endocrinologista pode também recomendar outros testes ou procedimentos, tais como:

  • Ressonância magnética ou ultrassonografia da glândula tireoide: esses exames podem ser utilizados para procurar nódulos da tireoide ou outras anomalias.
  • Análises de anticorpos: essas análises medem os níveis de anticorpos que atacam a glândula tireoide. Podem ser utilizadas para diagnosticar doenças autoimunes da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves.
  • Testes genéticos: podem ser utilizados para identificar determinadas mutações genéticas que aumentam o risco de doenças endócrinas.

Se tiver alguma preocupação com a sua saúde endócrina, é importante falar com o seu médico. Ele pode ajudá-lo a determinar quais os exames preventivos mais adequados para você.

 

Agende agora uma consulta com um Endocrinologista através do CatalogoMed:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!